CAPA2

ILUMINAÇÃO É FUNDAMENTAL

Inspirando o dia…

As diferentes formas de iluminarmos um ambiente podem ter resultados surpreendentes…

Antigamente acreditava-se que o projeto de iluminação resumia-se na determinação das quantidades necessárias de luz. A cada dia temos mais profissionais da arquitetura, designers, ou simplesmente pessoas relacionadas à área, simpatizantes da arte de iluminar, conscientes da iluminação como forma de despertar sensações no ser humano. O projeto luminotécnico é sem dúvida o somatório de muitas variáveis que se complementam. Hoje, a luz é considerada um dos componentes do projeto de arquitetura, revelando luz, sombra, textura, cor, ritmo, além de destacar fatores psicológicos como: conforto e bem-estar.

O projeto de iluminação residencial requer uma atenção especial no que diz respeito aos aspectos psicológicos, além dos critérios técnicos e estéticos.

A escolha do sistema de iluminação permite conseguir efeitos diferenciados.

Por exemplo:

Na iluminação geral buscamos uma distribuição de luz regular, horizontal, de nível médio e uniforme no ambiente.

2

1

Quando se trata de Iluminação localizada concentra-se a luminária ou a composição de luminárias no local de principal interesse do ambiente.

4

5

7

6

Slide1

25

Quando queremos uma luz de destaque procuramos dar ênfase a determinados aspectos do interior arquitetônico, um objeto ou uma superfície chamando a atenção do olhar.

12

 

15

Se o objetivo da iluminação é o efeito que deverá causar, então o objeto de interesse é a própria luz. Conseguiremos um belíssimo resultado com jogos de luz nas paredes ou contrastes de luz e sombra, etc..

18

17

16

11

Já para uma iluminação decorativa não é o efeito de luz que importa, mas o objeto que produz a luz. Ex: lustres antigos, arandelas coloniais e velas criam uma área de interesse no ambiente, destacando o objeto mais do que iluminando o próprio espaço.

20

19

21

22

23

24

Texto: Carvalho, Sandra. Artigo Pós Graduação: A importância da iluminação artificial na transformação dos espaços internos residenciais, 2009.

Imagens encontradas em:

modernlove20.tumblr.com

lambertetfils.squarespace,com

fractalia-studio.com

shopspec.com

naturalarearugs.com

zsazsabellagio.blogspot.com

thebuildingblox.com

designamour.com

etsy.com

desigdazzle.blogspot.com

bloglovin.com

planete-deco.fr

whtchathinkaboutthat.tumblr.com

queensladhomes.com.au

Compartilhar:Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe um comentário